quinta-feira, 31 de dezembro de 2009


Sobre Water e Manoel


As discussões levantadas pelos os dois professores (Waldemar Setzer e  J. Manoel  Moran ), são de muita importância na interpretação do papel da TV na educação. Este ano, fomos beneficiado, com um programa de TV pendrive e constatei que o seu poder é limitado, as dimensões são inadequadas para uma sala com 40 alunos. Não consegui tirar proveito quando usava para aulas teóricas, sentia muita dispersão. Quando usava como suporte técnico , o aproveitamento melhorava, havendo uma melhor integração. Quando usada com DVD, só é interessante se for filmes dublados, já que é quase impossível ler alguma coisa, principalmente aqui na nossa cidade, onde a leitura não é o forte do alunado.
A escola é lugar de aprofundamento de conhecimentos, claro e sendo assim um lugar em que deve estar presente todas as tecnologias, como estas tecnologias midiáticas estão chegando agora, aos pouco, capenga e sem uma preparação adequada para os seu usos, aparecem dúvidas e interpretações  das mais diversas. Temos que entender que as nossas  escola s são muito deficitária, onde muitas delas não tem bibliotecas, laboratórios, TVs, vídeos e/ou computadores , ficando assim impossível trabalhar com estas tecnologias, imagine entender.
Quando usadas  estas tecnologias são muito benéficas, começando da curiosidade inicial, tiro isto do início da utilização das tvs pendrive, onde os meninos cheios de curiosidades vinham perguntar como eu  tinha preparado as aulas, e muito deles logo depois apareciam com pendrive   mostrando os seus trabalhos e/ou curiosidades. Como não é uma prática corriqueira de todos  o trabalho se perde.  Sem falar da falta de manutenção  dos aparelhos. Resumindo começa e não se termina.
A meu ver todas estas tecnologias devem ter uma orientação educativa de uso, pois, ainda acho a televisão muito alienante, aqui no Brasil ou onde se imagine, ela defende o poder vigente, consumista e/ ou alienado e proibido (Brasil, EUA, China, Venezuela, etc,...) . Não defendo ver por ver, principalmente na escola.
Acho que temos de entender que todas estas tecnologias, são inerentes  do progresso, e são benéficas e maléficas ( dogmas religiosos e morais), na escola devem ser usadas para educar.
Os pontos de vistas apresentados pelos dois professores  são interessantes, pois, confrontam-se e leva a tirar análises. Quando não são usadas corretamente, tanto as TVs e/ou computadores são alienantes  e vazias. O idiota é mais fácil de ver.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Uma fila de brasileiros a procura de seus direitos. Salvador.Ba.


Distancias Inacessíveis

http://www.youtube.com/watch?v=dCYb0jU6O3o

Os Domadores da Força do Velho Chico



CURSO: Mídias na Educação
Aluno: Jackson R.R> Galindo
Projeto:  CIEPA – AGINDO LOCALMENTE, PENSANDO GLOBALMENTE.

O projeto foi dividido em varias etapas e vários enfoques, pois, ele foi dividido entre todos os professores de ciências e suas tecnologias, e suas turmas, indo desde a 5ª série ao 4º ano do 2º grau, e abrangendo todas as disciplinas. Minha turma ficou responsável pela coleta de dados dos moradores dos entôrnos das lagoas nos bairros em volta do CIEPA. O enfoque do projeto de minha turma ( 7 ª série), foi dirigida para a conscientização da população, mostrando a importância da  água limpa na nossa vida, da importância  dos lagos no clima da cidade e na qualidade de vida, a importância de revertermos o quadro de degradação dos lagos. O projeto no global, tratou da sustentabilidade, finalizado com uma apresentação ao público, coroado com uma grande visitação da coletividade.
Etapa:
1 - Preparação do questionário de perguntas ( questionários escrito )
2 - Visitação às famílias e coletas de dado ( questionário escrito e máquina fotográfica)
3 – Passeata na comunidade, com o abraço simbólico das lagoas (Carro de som, câmeras fotográficas, maquinas filmadoras, faixas , panfletos).
4- Apresentação do trabalho na feira de ciências ( cartazes, fotos, faixas, vídeos, maquetes, apresentações, músicas).
A meu ver o projeto foi coroado de êxitos, com participação maciça dos professores e alunos, todos imbuídos em apresentar da melhor maneira o seu trabalho. Mostrando mais uma vez que o aprendizado pode ser coletivo.




Palacete das artes-graças.salvador.ba. exposição de rodin


quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

lado de cima da lagoa


O veio e a turma da lagoa


Parte dos pesquisadores


Isto é uma lagoa


O cheiro é ótimo. A qualidade de vida melhor ainda


Continua


Outro ângulo de ver a coisa


Ligação de uma lagoa a outra


lagoa senhor do bom fim


Vai se tornar um paraíso



CURSO: Tecnologia na Educação – Ensinando e Aprendendo
ESCOLA: CETEPI 
Aluno: Jackson Ruberth Rodrigues Galindo 
Atividade: 2
Sub tema: Coisas importantes e significativas
Ao fazer uma série de cursos de atualização, onde estou tendo a oportunidade de conhecer com mais profundidade os caminhos midiáticos, já me sinto com bastante segurança de navegar livremente na internet, seja procurando  novidades de uma maneira geral, ou mesmo acessando à procura assuntos ligados a matéria que leciono. Sinto não poder aplicar com mais freqüência estes conhecimentos, já que temos ainda sérias limitações de acesso aos computadores  laboratórios e sala de aula). Hoje com a grande quantidade de informações, facilidade de acesso as aulas poderão ser bem mais práticas e dirigidas, tendo melhores rendimentos. Falo disto levado pela prática, já que tenho alunos apresentando trabalhos utilizando os instrumentos midiáticos, desde a elaboração do trabalho à sua apresentação.
A navegação internauta é prazerosa, lembrando os dias iniciais de marujo velho, quando  não tinha visto ainda  o navio a navegar, pra hoje, já naveguei bastante, conheci velhos e novos mares e horizontes, ampliei e muito os meus conhecimentos, muitos deles já passados para novos navegadores.
Acredito que quando tivermos computadores a disposição do alunado, haverá um ótimo redirecionamento da educação, do aprendizado, da motivação do alunado por aprender, vejo isso nos meus filhos, meus companheiros e capitães de mar em muitas travessias, quando descobrem programas construtivos (desenhar em 3d, simuladores de vôos, programas de ação, entre outros), a motivação de fazer a coisa, de mostrar o que sabe fazer. Estes conhecimentos, associados a uma boa estrutura de orientação ira mudar muito o aprendizado.

Se tira daqui falta ali


Aqui e ali


No dia a dia, com a estrutura atual da escola pública, fica complicado trabalhar o assunto, pois a escola continua pensando ainda ,  e estudando numa metodologia arcaica. A grande maioria das escolas não contam com a presenças  dos instrumentos midiáticos. Quando contam com estes instrumentos, o acesso é muito  limitado e complicado, pois, a maioria apresentam defeito de funcionamento e outros entraves mais. No meu entender, a aprendizagem contínua e constante, em todos aspectos é fundamental na formação do educador. O fator negativo está na estrutura da escola, desaparelhada  e  defasada   das novas tecnologias. Vemos com estas transformações com muita clareza na escola que leciono ( mudanças na estrutura , nenhum conhecimento das portarias do estado e poder total. Estava no mesmo momento em paris, fui a Milão, Estocolmo,  acho lindo callais ( entrada do euro  trem- sentido frança-londres) aquele que  passa debaixo das águas. Sem querer fazer poesia , sair da frança  ir para a Inglaterra é pesado. Voltar e não ter papel  destrói  todo o planejamento, mínimo que fosse. Não existe transformação se não mudam as caras, os métodos e suas aplicações.

Não vi ainda um igual como o daqui




    CETEPI
Av. dos Estudantes s/n  . BNH. Paulo Afonso-Ba.
Escola de  ensino fundamental 2, 2º grau e cursos técnicos , funcionando nos três turnos , atendendo alunos de toda Paulo Afonso e redondeza .

      Tema
PROGRAMA DE PREVENÇÃO ÀS DOENÇAS SEXUALMENTE   TRANSMISSÍVEIS .
Objetivos
Tornar corriqueiro na escola, o assunto que o tema traz, tendo  um programa de propaganda à frente , acompanhada de apresentações didáticas , utilizando todas as tecnologias possíveis , indo do quadro negro ao computador e seus periféricos.  Como o assunto é de importância crucial ao homem, este tema tem que estar presente no dia a dia da escola e da sociedade. Neste ano letivo, resultado  de curso preparatório, pois envolve assunto de importância crucial para a saúde da população, empregamos no CETEPI, o “Programa de Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis”, o programa  tem apoio de diversos ministérios  e secretarias de saúde e traz um quite de apoio. Através desta base, fazer encontros  periódicos onde serão apresentados  peças teatrais, apresentação musicais, paródias e debates em torno do assunto.
     Público envolvido
4 turmas envolvidas na execução do trabalho,  professores de ciências e suas tecnologias, coordenadores e diretores, técnicos convidados e a comunidade em geral como público alvo.
     Abordagem pedagógica
Utilizando sábados pedagógicos o tema será abordado através de apresentações teatrais e musicais, cartazes , filmes e DVDs,aplicação de questionários, discussões e debates com técnicos da área de saúde.
     Mídias e Tecnologias Empregadas
Papel, lápis, televisão, DVD, câmera fotográfica, filmadora, computador e  seus  complementos.
    Proposta preliminar.
Este programa tem como base o “Programa de Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis”, do MS. MEC, com apoio de ONGs e secretarias de saúde. Este ano depois de curso preparatório foi executado no CIEPA, o dia de prevenção, com participação direta de quatro turmas de alunos,responsáveis pelo encaminhamento  do trabalho , professores da área de ciências e suas tecnologias técnicos e sociedade. Ao primeiro olhar, o encontro foi um sucesso, pois contou com apresentações teatrais e musicais dos alunos, cartazes sobre o assunto, apresentação de filmes  e uma discussão participada com calor por todos os presentes . Como o assunto é de importância na saúde da população, ficou acertado a continuação do programa no ano vindouro  bem como a sua ampliação .

A Imponência Pataxo


A Beleza Pataxo


A Mártir de Rodin


Símbolo da 1ª Conferência Estadual de Educação


xango


linda máscara


Natal 2009


Projeto-Prevenção ao HIV/AIDS


CETEPI
ALUNO: Jackson Ruberth Rodrigues Galindo




CETEPI


Av. dos Estudantes s/n . BNH. Paulo Afonso-Ba.


Escola de ensino fundamental 2, 2º grau e cursos técnicos , funcionando nos três turnos , atendendo alunos de toda Paulo Afonso e redondeza .






PROGRAMA DE PREVENÇÃO ÀS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS .





3- Objetivos


Tornar corriqueiro na escola, o assunto que o tema traz, tendo um programa de propaganda à frente , acompanhada de apresentações didáticas , utilizando todas as tecnologias possíveis , indo do quadro negro ao computador e seus periféricos. Como o assunto é de importância crucial ao homem, este tema tem que estar presente no dia a dia da escola e da sociedade. Neste ano letivo, resultado de curso preparatório, pois envolve assunto de importância crucial para a saúde da população, empregamos no CETEPI, o “Programa de Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis”, o programa tem apoio de diversos ministérios e secretarias de saúde e traz um quite de apoio. Através desta base, fazer encontros periódicos onde serão apresentados peças teatrais, apresentação musicais, paródias e debates em torno do assunto.



  1. Público envolvido



4 turmas envolvidas na execução do trabalho, professores de ciências e suas tecnologias, coordenadores e diretores, técnicos convidados e a comunidade em geral como público alvo.



  1. Abordagem pedagógica



Utilizando sábados pedagógicos o tema será abordado através de apresentações teatrais e musicais, cartazes , filmes e DVDs,aplicação de questionários, discussões e debates com técnicos da área de saúde.



  1. Mídias e Tecnologias Empregadas

    Papel, lápis, televisão, DVD, câmera fotográfica, filmadora, computador e seus complementos.

    1. Proposta preliminar.

    Este programa tem como base o “Programa de Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis”, do MS. MEC, com apoio de ONGs e secretarias de saúde. Este ano depois de curso preparatório foi executado no CIEPA, o dia de prevenção, com participação direta de quatro turmas de alunos,responsáveis pelo encaminhamento do trabalho , professores da área de ciências e suas tecnologias técnicos e sociedade. Ao primeiro olhar, o encontro foi um sucesso, pois contou com apresentações teatrais e musicais dos alunos, cartazes sobre o assunto, apresentação de filmes e uma discussão participada com calor por todos os presentes . Como o assunto é de importância na saúde da população, ficou acertado a continuação do programa no ano vindouro bem como a sua ampliação .



quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Reflexões sobre Águas.

Postando as fotos no blog, resultado de um trabalho de pesquisa com os alunos da ( na época) 7ª série A, vejo mais uma vez, a falta de vontade do poder público quando o assunto é qualidade de vida da população. As condições das lagoas  e lagos de Paulo Afonso é de total abandono, todas elas são hoje esgotos a céu aberto. Fico pensando no quanto temos de água e não temos qualidade de água. Lagos e lagoas que podiam servir para melhorar a qualidade de vida, servem para piorar a qualidade de vida.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Escola: Centro Integrado de Educação de Paulo Afonso
Tema: Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis
Conteúdos curriculares: Ciências- saúde do corpo, educação sexual, saúde de prevenção e saúde pública. Matemática- interpretação de dados estatísticos (estatística e lógica matemática).
Nº de alunos; 90 alunos
Professores participantes: 4 professores e dois convidados ( técnicos da saúde)
Tecnologias envolvidas: cartazes visuais, televisão, DVD, computador, representação teatral , musical e palestras .
Duração: 4 horas aula.
Atitudes dos alunos: Como o assunto abordado é de interesse social, a participação dos alunos foi exemplar, pois participaram com destaque em todas as etapas do trabalho, desde elaboração de apresentações teatrais, eles tiveram uma atuação brilhante nas discussões dos sub- temas estudados.
Avaliação: O trabalho feito, resultado de curso previamente feito pelos professores, faz parte de um programa de prevenção da saúde pública. A participação ativa dos alunos na continuação da primeira fase do projeto foi brilhante, participando da discussão inicial para a apresentação do projeto, elaboração do material a ser apresentado e participação ativa na apresentação do trabalho,( mediação, representação teatral e musical) .
CURSO: Tecnologia na Educação – Ensinando e Aprendendo
ESCOLA: CETEPI
Aluno: Jackson Ruberth Rodrigues Galindo
Atividade: 2
Sub tema: Coisas importantes e significativas
Ao fazer uma série de cursos de atualização, onde estou tendo a oportunidade de conhecer com mais profundidade os caminhos midiáticos, já me sinto com bastante segurança de navegar livremente na internet, seja procurando novidades de uma maneira geral, ou mesmo acessando à procura assuntos ligados a matéria que leciono. Sinto não poder aplicar com mais freqüência estes conhecimentos, já que temos ainda sérias limitações de acesso aos computadores( laboratórios e sala de aula). Hoje com a grande quantidade de informações, facilidade de acesso as aulas poderão ser bem mais práticas e dirigidas, tendo melhores rendimentos. Falo disto levado pela prática, já que tenho alunos apresentando trabalhos utilizando os instrumentos midiáticos, desde a elaboração do trabalho à sua apresentação.
A navegação internauta é prazerosa, lembrando os dias iniciais de marujo velho, quando não tinha visto ainda o navio a navegar, pra hoje, já naveguei bastante, conheci velhos e novos mares e horizontes, ampliei e muito os meus conhecimentos, muitos deles já passados para novos navegadores.
Acredito que quando tivermos computadores a disposição do alunado, haverá um ótimo redirecionamento da educação, do aprendizado, da motivação do alunado por aprender, vejo isso nos meus filhos, meus companheiros e capitães de mar em muitas travessias, quando descobrem programas construtivos (desenhar em 3d, simuladores de vôos, programas de ação, entre outros), a motivação de fazer a coisa, de mostrar o que sabe fazer. Estes conhecimentos, associados a uma boa estrutura de orientação ira mudar muito o aprendizado.

Curso:  TECNOLOGIA  NA  EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO
Aluno: Jackson Ruberth Rodrigues Galindo
 REFLEÇÃO SOBRE O EMPREGO DAS TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS NO DIA A DIA DAS ESCOLAS
CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ITAPARICA
Falar das práticas existentes na escola pública do Estado da Bahia é muito extenso e complicado de  explicação , pois, os métodos não tem a continuidade  necessária para haver uma mudança significativa.Vou me deter na parte de tecnologia da informática. Minha escola é contemplada com um laboratório de informática e televisões pendrive.  A primeira vista esta tudo tranqüilo, porem, a utilização é complicada:
1-      O laboratório não funciona. Hoje serve de depósito
2-      As televisões já apresentam defeitos, a tecnologia utilizada é inacessível para muitos, tornando seu uso  quase que inexistente.
3-      Os computadores que funcionam estão todos com vírus, tornando ainda mais complicado o uso de qualquer tecnologia midiática.

Levado por problemas decorrentes do dia a dia, correria, muitas turmas para trabalhar, associados aos entraves burocráticos, fica muito complicado aplicar novas tecnologias.
Nas minhas aulas vejo um progresso muito bom, pois, os alunos já apresentam seus trabalhos em pendrive, utilizando os conversores necessários e ensinando ao professor novas técnicas.


Curso:  TECNOLOGIA  NA  EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO
Aluno: Jackson Ruberth Rodrigues Galindo
 REFLEÇÃO SOBRE O EMPREGO DAS TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS NO DIA A DIA DAS ESCOLAS
CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ITAPARICA
Falar das práticas existentes na escola pública do Estado da Bahia é muito extenso e complicado de  explicação , pois, os métodos não tem a continuidade  necessária para haver uma mudança significativa.Vou me deter na parte de tecnologia da informática. Minha escola é contemplada com um laboratório de informática e televisões pendrive.  A primeira vista esta tudo tranqüilo, porem, a utilização é complicada:
1-      O laboratório não funciona. Hoje serve de depósito
2-      As televisões já apresentam defeitos, a tecnologia utilizada é inacessível para muitos, tornando seu uso  quase que inexistente.
3-      Os computadores que funcionam estão todos com vírus, tornando ainda mais complicado o uso de qualquer tecnologia midiática.

Levado por problemas decorrentes do dia a dia, correria, muitas turmas para trabalhar, associados aos entraves burocráticos, fica muito complicado aplicar novas tecnologias.
Nas minhas aulas vejo um progresso muito bom, pois, os alunos já apresentam seus trabalhos em pendrive, utilizando os conversores necessários e ensinando ao professor novas técnicas.