segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Escola: Centro Integrado de Educação de Paulo Afonso
Tema: Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis
Conteúdos curriculares: Ciências- saúde do corpo, educação sexual, saúde de prevenção e saúde pública. Matemática- interpretação de dados estatísticos (estatística e lógica matemática).
Nº de alunos; 90 alunos
Professores participantes: 4 professores e dois convidados ( técnicos da saúde)
Tecnologias envolvidas: cartazes visuais, televisão, DVD, computador, representação teatral , musical e palestras .
Duração: 4 horas aula.
Atitudes dos alunos: Como o assunto abordado é de interesse social, a participação dos alunos foi exemplar, pois participaram com destaque em todas as etapas do trabalho, desde elaboração de apresentações teatrais, eles tiveram uma atuação brilhante nas discussões dos sub- temas estudados.
Avaliação: O trabalho feito, resultado de curso previamente feito pelos professores, faz parte de um programa de prevenção da saúde pública. A participação ativa dos alunos na continuação da primeira fase do projeto foi brilhante, participando da discussão inicial para a apresentação do projeto, elaboração do material a ser apresentado e participação ativa na apresentação do trabalho,( mediação, representação teatral e musical) .
CURSO: Tecnologia na Educação – Ensinando e Aprendendo
ESCOLA: CETEPI
Aluno: Jackson Ruberth Rodrigues Galindo
Atividade: 2
Sub tema: Coisas importantes e significativas
Ao fazer uma série de cursos de atualização, onde estou tendo a oportunidade de conhecer com mais profundidade os caminhos midiáticos, já me sinto com bastante segurança de navegar livremente na internet, seja procurando novidades de uma maneira geral, ou mesmo acessando à procura assuntos ligados a matéria que leciono. Sinto não poder aplicar com mais freqüência estes conhecimentos, já que temos ainda sérias limitações de acesso aos computadores( laboratórios e sala de aula). Hoje com a grande quantidade de informações, facilidade de acesso as aulas poderão ser bem mais práticas e dirigidas, tendo melhores rendimentos. Falo disto levado pela prática, já que tenho alunos apresentando trabalhos utilizando os instrumentos midiáticos, desde a elaboração do trabalho à sua apresentação.
A navegação internauta é prazerosa, lembrando os dias iniciais de marujo velho, quando não tinha visto ainda o navio a navegar, pra hoje, já naveguei bastante, conheci velhos e novos mares e horizontes, ampliei e muito os meus conhecimentos, muitos deles já passados para novos navegadores.
Acredito que quando tivermos computadores a disposição do alunado, haverá um ótimo redirecionamento da educação, do aprendizado, da motivação do alunado por aprender, vejo isso nos meus filhos, meus companheiros e capitães de mar em muitas travessias, quando descobrem programas construtivos (desenhar em 3d, simuladores de vôos, programas de ação, entre outros), a motivação de fazer a coisa, de mostrar o que sabe fazer. Estes conhecimentos, associados a uma boa estrutura de orientação ira mudar muito o aprendizado.

Curso:  TECNOLOGIA  NA  EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO
Aluno: Jackson Ruberth Rodrigues Galindo
 REFLEÇÃO SOBRE O EMPREGO DAS TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS NO DIA A DIA DAS ESCOLAS
CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ITAPARICA
Falar das práticas existentes na escola pública do Estado da Bahia é muito extenso e complicado de  explicação , pois, os métodos não tem a continuidade  necessária para haver uma mudança significativa.Vou me deter na parte de tecnologia da informática. Minha escola é contemplada com um laboratório de informática e televisões pendrive.  A primeira vista esta tudo tranqüilo, porem, a utilização é complicada:
1-      O laboratório não funciona. Hoje serve de depósito
2-      As televisões já apresentam defeitos, a tecnologia utilizada é inacessível para muitos, tornando seu uso  quase que inexistente.
3-      Os computadores que funcionam estão todos com vírus, tornando ainda mais complicado o uso de qualquer tecnologia midiática.

Levado por problemas decorrentes do dia a dia, correria, muitas turmas para trabalhar, associados aos entraves burocráticos, fica muito complicado aplicar novas tecnologias.
Nas minhas aulas vejo um progresso muito bom, pois, os alunos já apresentam seus trabalhos em pendrive, utilizando os conversores necessários e ensinando ao professor novas técnicas.


Curso:  TECNOLOGIA  NA  EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO
Aluno: Jackson Ruberth Rodrigues Galindo
 REFLEÇÃO SOBRE O EMPREGO DAS TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS NO DIA A DIA DAS ESCOLAS
CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ITAPARICA
Falar das práticas existentes na escola pública do Estado da Bahia é muito extenso e complicado de  explicação , pois, os métodos não tem a continuidade  necessária para haver uma mudança significativa.Vou me deter na parte de tecnologia da informática. Minha escola é contemplada com um laboratório de informática e televisões pendrive.  A primeira vista esta tudo tranqüilo, porem, a utilização é complicada:
1-      O laboratório não funciona. Hoje serve de depósito
2-      As televisões já apresentam defeitos, a tecnologia utilizada é inacessível para muitos, tornando seu uso  quase que inexistente.
3-      Os computadores que funcionam estão todos com vírus, tornando ainda mais complicado o uso de qualquer tecnologia midiática.

Levado por problemas decorrentes do dia a dia, correria, muitas turmas para trabalhar, associados aos entraves burocráticos, fica muito complicado aplicar novas tecnologias.
Nas minhas aulas vejo um progresso muito bom, pois, os alunos já apresentam seus trabalhos em pendrive, utilizando os conversores necessários e ensinando ao professor novas técnicas.