As discussões levantadas pelos os dois professores (Waldemar Setzer e J. Manoel Moran ), são de muita importância na interpretação do papel da TV na educação. Este ano, fomos beneficiado, com um programa de TV pendrive e constatei que o seu poder é limitado, as dimensões são inadequadas para uma sala com 40 alunos. Não consegui tirar proveito quando usava para aulas teóricas, sentia muita dispersão. Quando usava como suporte técnico , o aproveitamento melhorava, havendo uma melhor integração. Quando usada com DVD, só é interessante se for filmes dublados, já que é quase impossível ler alguma coisa, principalmente aqui na nossa cidade, onde a leitura não é o forte do alunado.
A escola é lugar de aprofundamento de conhecimentos, claro e sendo assim um lugar em que deve estar presente todas as tecnologias, como estas tecnologias midiáticas estão chegando agora, aos pouco, capenga e sem uma preparação adequada para os seu usos, aparecem dúvidas e interpretações das mais diversas. Temos que entender que as nossas escola s são muito deficitária, onde muitas delas não tem bibliotecas, laboratórios, TVs, vídeos e/ou computadores , ficando assim impossível trabalhar com estas tecnologias, imagine entender.
Quando usadas estas tecnologias são muito benéficas, começando da curiosidade inicial, tiro isto do início da utilização das tvs pendrive, onde os meninos cheios de curiosidades vinham perguntar como eu tinha preparado as aulas, e muito deles logo depois apareciam com pendrive mostrando os seus trabalhos e/ou curiosidades. Como não é uma prática corriqueira de todos o trabalho se perde. Sem falar da falta de manutenção dos aparelhos. Resumindo começa e não se termina.
A meu ver todas estas tecnologias devem ter uma orientação educativa de uso, pois, ainda acho a televisão muito alienante, aqui no Brasil ou onde se imagine, ela defende o poder vigente, consumista e/ ou alienado e proibido (Brasil, EUA, China, Venezuela, etc,...) . Não defendo ver por ver, principalmente na escola.
Acho que temos de entender que todas estas tecnologias, são inerentes do progresso, e são benéficas e maléficas ( dogmas religiosos e morais), na escola devem ser usadas para educar.
Os pontos de vistas apresentados pelos dois professores são interessantes, pois, confrontam-se e leva a tirar análises. Quando não são usadas corretamente, tanto as TVs e/ou computadores são alienantes e vazias. O idiota é mais fácil de ver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário